Aumentar a produtividade da equipe é uma preocupação recorrente para muitos líderes e gestores. Qualquer negócio ou empresa bem-sucedida requer um ótimo plano e profissionais talentosos e trabalhadores para torná-lo realidade. Mas a produtividade influencia significativamente o quão longe e rápido uma empresa pode chegar. E, embora imprescindível, nem todos os gestores conhecem maneiras de como impulsionar a produtividade no seu negócio.
Para empresas que estão remodelando seu negócio, buscando oportunidades de crescimento ou até mesmo passando por dificuldades, entender as melhores práticas para aumentar a produtividade com os recursos que possui é fundamental. Por isso, essas práticas estabelecem processos e estratégias que elevam a eficiência na execução das tarefas prioritárias e possibilitam melhores resultados.
Sem um plano claro, nenhuma empresa consegue manter seus funcionários consistentemente produtivos. Aqui estão 7 das principais táticas para aumentar a produtividade da sua equipe.
Embora ter uma estratégia de produtividade seja fundamental, ela não precisa ser elaborada. Criar um plano simples e focado com etapas e resultados claros ajuda as pessoas a se concentrarem na tarefa e na busca por resultados.
Defina metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos (SMART). Isso ajuda a direcionar os esforços da equipe e proporciona um senso de propósito.
Definir metas é uma das partes mais importantes de qualquer estratégia de negócios. Mas elas não significam nada se não forem revisadas de forma consistente. Depois de estabelecer metas claras, certifique-se de que todos tenham uma maneira de verificar o progresso de tempos em tempos.
Reuniões que poderiam ser um e-mail. E-mails que poderiam ser uma ligação. Cuide para não criar rotinas e hábitos que dispersam e tiram o foco do seu time, além de consumir tempo desnecessário.
Reuniões: limite o número de reuniões que você tem e quem participa delas. Se uma reunião for absolutamente necessária, ela deve ter uma agenda clara e focada, limites de tempo por assunto e terminar assim que houver uma resolução.
E-mails: Existem muitas maneiras mais rápidas de obter ou compartilhar informações do que o e-mail. Conectar-se diretamente é quase sempre mais eficiente. Então repense quando 3 e-mails, com idas e vindas, poderiam ser uma ligação de 5 minutos.
Procrastinação: todos nós fazemos isso. Por isso, a melhor maneira de evitá-la é através de prazos e responsabilidades claramente definidos. Cada pessoa que tem um prazo para seu projeto deve ter alguém acompanhando, garantindo que a meta seja atingida.
Mantenha uma comunicação clara, aberta e frequente com a equipe. Certifique-se de que todos compreendam suas responsabilidades, prazos e objetivos. Mas não esqueça: canais de comunicação adequados facilitam a troca de informações.
Investir no crescimento e no desenvolvimento das habilidades da equipe é fundamental para aumentar a produtividade. Portanto, ofereça treinamentos, workshops e outras oportunidades de aprendizado.
Uma das estratégias de crescimento de negócios mais difíceis (e importantes) é manter os membros de sua equipe motivados. O “como” pode ser diferente para praticamente qualquer pessoa a quem você perguntar. Portanto, é crucial ter uma compreensão clara do que é mais importante para cada pessoa com quem você trabalha. Reconhecer e recompensar o trabalho bem feito pode ser uma maneira eficiente de motivar a equipe a alcançar um alto desempenho. Isso pode ser feito através de elogios públicos, bônus ou outros incentivos.
Para potencializar sua produtividade, o principal é ter um modelo que permita ter uma visão sobre o todo e a evolução das atividades. Para facilitar esta gestão, você pode utilizar ferramentas e tecnologias que otimizem tarefas e processos, automatizando atividades repetitivas e simplificando o trabalho da equipe. Slack, Todoist, Asana, Trello são alguns dos aplicativos mais populares de produtividade. No entanto, lembre-se: não necessariamente você precisará de ferramentas, mas elas podem ser uma forma de melhorar e impulsionar os processos e acompanhamento da evolução das atividades.